quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Drogas? Pra que! Não se deixe manipular.

Uma cartilha para prevenção de drogas. Eis a questão, de como alcançar o adolescente, já que é a fase de descoberta de identidade e idade para assumir o "quem sou eu", como prevenir um cidadão de não se interessar pelas drogas na atual sociedade. É uma situação complicada, mas não impossível. A responsabilidade é grande, porque tamanha vontade do adolescente só absorver aquilo que lhe interessa. Um tema interessante a se tratar, a conversar a prevenir, mas intimamente ligado com a frustração e o masoquismo, temas que foram escolhidos para serem descutidos no post anterior.
"O único controle que algum ser humano tem sobre as drogas é de não experimenta-la" (Içami Tiba)
Todo adolescente deveria lê-la. Com certeza, com um certo nível de reflexão ele escolheria o caminho certo, portanto o de permanecer tendo o controle sobre ela. Entretanto, há aqueles que por algum motivo, não foram tão informados decorrente aos prejuizos do uso/abuso de drogas e acabam optando pelo caminho sem volta.
Lembrando que, o caminho sem volta não tem volta, pois se torna uma doença. A dependência química é uma doença progressiva, incurável e fatal. Por que? Ela é como uma diabetes. Você até pode não utilizar mais a droga, saindo da "ativa" (quando vc é usuário constante de drogas) e optando por um tratamento. Mas, recaidas existem. Recaidas que são a volta do dependente em tratamento utilizar a droga. Recaida geralmente acontecem após um lapso frente a uma situação de risco, mas também vêm para um lado positivo, que é identificar essas situações de riscos e se protegerem contra a sua exposição.
A doença da dependência química é muito triste, pois prejudita além de quem utiliza, a família toda. A família adoece junto, frequentemente pela falta de orientação sobre o problema. Por interpretar a dependência química como um ato de bandidagem ou deliquência, situações que acredito que são consequência da doença da dependencia química, e não causas. Mas, lembrando que cada caso é um caso, sem generalizar.
Portanto, adolescente que tem curiosidade. Pense muito antes de experimentar algum tipo de entorpecente. Lembre-se que o ser humano sabe distinguir o que é bom e ruim. Não se iluda que tem o controle sobre seu organismo, ou que sabe a hora de parar porque isso é puro mito. Mito criado por você mesmo, para achar que está por cima e sabe o que está fazendo. O cerebro da gente muitas vezes, nos prega muitas peças. Pense no futuro, onde o agora pode não valer a pena, pelo contrário.






Participe da comunidade do orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=10452851

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de expressão é importante à quem almeja mudar alguma coisa, mas respeite o próximo.