sábado, 5 de abril de 2008

Distopia; codinome: vida!

Bom, para cada boa palavra tem que existir a famosa antítese, isso não deixa de acontecer com a grandiosa palavra "UTOPIA", cuja veio a calhar como título do blog. Não sei bem ao certo porque escolhi este termo. Eu sempre achei que o título do blog teria que ser algo muito objetivo que definisse a intenção da leitura do internauta de cara. Acredito que o blog não sirva para os outros, mas para si próprio, mas é interessante compartilhar idéias e pensamentos! Passei a ver o blog como um tipo de terapia, ou algo do tipo, pois me relaxa. Por mais que eu não tenha o interesse de contar muito da minha vida pessoal, acabo associando os temas com o que me ocorre diariamente ou sobre minhas atitudes e crenças. Isso até prova a veracidade, pois o nome do blog teve a ver com minha vida. Fiz a seguinte pergunta: Como que eu me classificaria neste momento, o que eu busco? E veio a seguinte resposta: Não faço a minima idéia, eu estou em constante mutação. Às vezes fico pensando se as pessoas são tão oscilantes como eu. Com essa resposta eu lembrei do termo "processo"! Eu procuro uma resposta coerente para cada pensamento que tenho! É muito raro eu ter um pensamento vago sem alguma meta, querendo ou não sempre acabo levando esse pensamento para algum lugar, quão distante ou real seja, portanto o segundo termo "utópico" que me definiu perfeitamente, eu diria. A minha associação "processo utópico" e "vida", tem a ver com a antítese que eu citei no começo da postagem, que eu enrolei até aqui e não revelei. Acredito que o tal "processo utópico" poderia ser definido simplesmtente por "DISTOPIA" (a tal Antítese)! Resumidamente Utopia é o que buscamos, sonhamos; Distopia, é o que destroi o que desejamos, é a realidade da sociedade. Uma distopia está conectada intimamente à sociedade atual. Um número considerável de histórias de ficção científica que ocorrem num futuro próximo do tipo descritas como "cyberpunk" (Cyberpunk é 1 subgênero da ficção científica, conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida" ("High tech, Low life") e toma seu nome da combinação de cibernética e punk. Mescla ciência avançada, como as tecnologias de informação e a cibernética junto com algum grau de desintegração o mudança radical na ordem social. De acordo com Lawrence Person: "Os personagens do cyberpunk clássico são seres marginalizados, distanciados, solitários, que vivem à margem da sociedade, geralmente em futuros distópicos donde la vida diária é impactada pela rápida mudança tecnológica, uma atmosfera de informação computadorizada ubíqua e a modificação invasiva do corpo humano."), usam padrões distópicos de uma companhia de alta tecnologia dominando um mundo em que os governos nacionais se tornaram fracos. Eu posso estar MUITO errada com essa associação, mas é a maneira como entendo. Não esquecam que nada do que eu escrevo é científico, é mera opinião. Vocês tem duas vertentes: aceitar ou não. Como você planeja sua vida? Você começa com o primeiro passo: a criação imaginada; o segundo passo: você projeta lá na frente como quer o resultado; terceiro passo: você começa a produzir açoes para que você atinja o resultado imaginado; quarto passo: você controla, mantêm até objetivar a criação; e assim é o processo. Conseguindo o tal sucesso, o que fazer ? Estará em outra busca perfeita, assim esse sendo um processo infinito. Porque utópico? Simples. Você sempre obterá sucesso em sua busca pelo resultado esperado? Não! Alguma semelhança com a vida? Sim, não, talvez. Joguei alto nesse meu pensamento, mas não é algo a se pensar?!?! Esse post foi mais para deixar claro e legível o significado e a significância do título. Eu achei muito obvio e sensato para meu bem estar, assim acredito que as frustraçoes são bem mais aceitas, pois posso pensar que esse processo utópico todos nós vivemos, uns levando de uma forma melhor, outros de outra não tão boa, tendo um rumo além do esperado de uma maneira boa ou má, obtendo consequências para si.



Aqui segue alguns filmes ambientados em um mundo distópico:

1984
A ilha
Brazil
Equilibrium
Extermínio
Fahrenheit 451
Filhos da Esperança
Gattaca
Laranja Mecânica (filme e livro)
Matrix
Metropolis
Minority Report
Robocop
O Show de Truman
Sin City
V de Vingança
O Dorminhoco

2 comentários:

  1. Oi! Sim, sou a esdrúxula. Bom saber que temos algo em comum. Mas o que é? É morrer de medo por andar de moto? risos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Claro que pode. Gostaria de fazer o mesmo, mas sou meio leiga nisso. :(

    ResponderExcluir

Liberdade de expressão é importante à quem almeja mudar alguma coisa, mas respeite o próximo.