domingo, 6 de abril de 2008

Psicologia organizacional

Há quem diga que psicologia serve só para "dar conselhos". As áreas onde a minha futura profissão pode atuar está crescendo e criando novos espaços, para a minha felicidade e de muitos que não tem interesse em trabalhar na área clínica. A humanidade está crescendo, aumentando o interesse em seu bem-estar, aprendendo a cuidar melhor de seus interesses. Não digo que só o psicólogo tenha capacidade de adequar as pessoas à sonhada vida "suficientemente boa", passo longe de ser ignorante a esse ponto, só considero que algumas pessoas precisam de um auxilio para que o sucesso seja conquistado, às vezes por falta de oportunidade. Vou citar uma área onde o psicologia opera de uma forma rica, onde eu mesma não tinha conhecimento. A primeira vez que eu ouvi falar em psicologia organizacional, tive o engano de julgar isso como algo ruim e sem necessidade de aprender. Pensei: Puts, como poderei intervir em uma organização?

  • O que seria uma organização?

Uma organização é a coordenação de diferentes atividades de contribuintes individuais com a finalidade de efetuar transações planejadas com o ambiente. Toda organização atua em determinado meio ambiente e sua existência e sobrevivência dependem da maneira como ela se relaciona com esse meio. Assim, ela deve ser estruturada e dinamizada em função das condições e circunstâncias que caracterizam o meio em que ela opera. Através de uma cultura organizacional é que vamos conseguir fazer o link entre entre a estrutura e o meio para a boa manutenção e sobrevivência da organização. Toda organização tem três partes básicas: pessoas, tarefas e administração.
“É a coordenação planejada das atividades de uma série de pessoas para a consecução de algum propósito ou objetivo comum, explícito, através da divisão de trabalho e função e através de uma hierarquia de autoridade e responsabilidade”. (SHEIN: 1992, p.12).
Para obter determinados comportamentos das pessoas na organização, é necessário:
1.Neutralizar os fatores que não acentuem ou se apóiam a eles
2.Fortalecer os fatores que os acentuem.



  • O que seria uma cultura organizacional?

“A cultura estabelece uma identidade, uma marca reconhecível, pelos de dentro e pelos de fora, através da exteriorização em formas variadas, de uma visão de mundo, de um modo próprio de fazer as coisas, de categorizar, de interagir, que emerge, via uma estrutura interna de poder, da configuração especial criada internamente, para responder às solicitações e peculiaridades apreendidas, reconhecidas no meio externo, pelas pessoas nas posições dirigentes.” (Tavares, 1993);


“Uma representação dos valores compartilhados pelos membros de uma organização.” (Peters & Waterman, 1984);

"Uma constelação geral de crenças, costumes, tradições ,sistemas de valores, normas de conduta e formas de fazer negócios que é única para cada corporação.” (Tunstall, 1985);


“Reserva-se a um nível mais profundo de pressupostos (respostas aprendidas, originadas em valores manifestos e adotados), básicos e crenças que compartilham os membros de uma empresa, os quais operam inconscientemente e definem a visão que a empresa tem de si mesma e do contexto que a rodeia.” (Schein, 1988).

  • Os efeitos provenientes da cultura:
  1. Canalizar a percepção e a interpretação das diversas experiências.
  2. Definir a idéia que a empresa tem de si própria.
  3. Estruturar e orientar os comportamentos desejáveis no trabalho.
  4. Induzir caminhos e práticas a serem seguidas por seus membros.
  5. Explicar os modos pelos quais os negócios são conduzidos.
  6. Indicar respostas às questões de integração e de relacionamentos internos, facilitando a convivência harmoniosa entre os trabalhadores que fazem parte dos diferentes níveis hierárquicos.
  7. Fornecer perspectivas para lidar com os problemas e necessidades de adaptação externa ou ambiental.
  • Funçoes da cultura: (Adaptação Externa)
  1. Criar consenso sobre a missão.
  2. Originar o consenso sobre os objetivos operacionais que derivam da missão.
  3. Promover acordo sobre os critérios para medir resultados.
  4. Delinear diretrizes sobre os meios e estratégias apropriadas para efetuar correções quando os objetivos não são alcançados.
  • Funçoes da cultura: (Adaptação Interna)
  1. Linguagem comum.
  2. Criação de fronteiras de grupo.
  3. Critérios de autoridade, poder, “status”, propriedade.
  4. Regulação das relações interpessoais típicas.
  5. Distribuição de recompensas, prêmios, reconhecimento, prestígio e sanções.
  6. Proporciona formas para enfrentar sucessos e emitir explicações para os fatos.
  7. Redução da ansiedade.
  8. Por meio dos valores, promove um meio de controle das condutas e do rendimento das pessoas.

Em uma organização, o coração seria reconhecido como os valores, que seriam as crenças e conceitos básicos, estabelecem o padrão, senso de direção, é o guia para comportamento diário. Importante papel na determinação de quão longe alguém pode chegar, comunicar ao mundo exterior o que ele pode esperar da companhia.
As crenças e pressupostos quase não sofrem alterações, se sofrem é um processo muito lento, é a parte mais estável da cultura.
Os ritos, rituais, cerimônias são atividades planejadas que podem ser usados para integração, socialização, renovação, redução de conflitos, apresentação, entre outros.
As estórias são as narrativas baseadas em eventos ocorridos, que informam sobre a organização, reforçam o comportamento existente e enfatizam como este comportamento se ajusta ao ambiente organizacional. Os mitos referem-se a estórias consistentes com os valores da organização, porém, não sustentados pelos fatos.
Na organização, existem heróis que tem como uma das funçoes tornar o sucesso algo atingível e humano; sendo uma influência duradoura.
Por meio das normas, as pessoas são recompensadas ou punidas. São comportamentos sancionados. A comunicação tem que ser algo bem resolvida e definida dentro da cultura, a passagem de informaçoes corretamente é essencial; os tabus existem para orientar o comportamento, demarcando áreas de proibições, evidenciadando o especto disciplinar.

  • Desenvolvimento Organizacional:

É um conjunto de intervenções de mudança planejada construídas sobre valores que buscam aprimorar a eficácia organizacional e o bem-estar das pessoas. Suas técnicas são: Treinamento de sensibilidade, análise de processos, desenvolvimento de equipes, desenvolvimento de intergrupos (conflito).

  • Planejamento Estratégico:

É composto por três fases; primeira fase: diagnóstico do posicionamento estratégico da empresa em relação ao mercado, sempre do ponto de vista competitivo, buscando identificar as abordagens internas e externas; segunda fase: análise e identificação do que se deve fazer para aumentar sua capacidade competitiva, é a fase do planejamento estratégico propriamente dita; terceira fase: Implementação, monitoramento e de administração estratégica.

A pergunta principal para a visão da organização é: Como gostaríamos que a organização fosse? A visão serve para assumir uma posição diante o futuro. Exemplo: “Matar a sede de todos os habitantes da terra.” (Coca cola). A pergunta para a missão da organização seria: Onde se quer chegar com a empresa? A missão é a razão de ser da empresa, porque ela existe, exerce a função de orientadora e delimitadora da ação empresarial, e isto dentro de um período de tempo normalmente longo, em que ficam comprometidas as crenças, expectativas, conceitos e recursos. Exemplo: “Contribuir para a discussão da informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas.” (Editora Abril).

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